Rede hoteleira de João Pessoa prevê 75% de ocupação para o período de São João

Rede hoteleira de João Pessoa prevê 75% de ocupação para o período de São João

Paraíba
Joaquim
17 de junho de 2024
27

Praias lindas, arquitetura histórica, paisagem encantadora, as delícias de uma gastronomia peculiar e, para completar esse cenário que já é perfeito, a cidade de João Pessoa está com uma programação de São João recheada de grandes artistas que já estão fazendo os festejos juninos da Capital serem considerados um dos melhores do estado. Esse conjunto de atrativos está aquecendo o turismo e a previsão da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) é que a ocupação hoteleira alcance 75% na próxima semana.

O secretário de Turismo da Capital, Daniel Rodrigues, garantiu que a expectativa é das mais positivas. “Estamos com uma média de 75% de ocupação da rede hoteleira, sendo que alguns hotéis já estão lotados. As pessoas vêm para João Pessoa e encontram um pacote completo. Tem as praias, o Centro Histórico, a gastronomia e toda essa programação do São João Multicultural”, elencou.

Para Daniel Rodrigues, a união de todos esses itens já faz de João Pessoa um polo turístico no período junino. “Na nossa visão, todo esse conjunto de atrações e belezas da nossa cidade já fazem dela um atrativo turístico de festa junina. A expectativa é que cada vez mais o São João de João Pessoa se torne uma referência e isso é bom para o aquecimento do turismo e da economia como um todo”, acrescentou.

Atrações – A programação principal do São João Multicultural 2024, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), começa no dia 20, no Parque Solon de Lucena, a partir das 19h. A localização é um ponto estratégico da Capital já que fica na área central e dá acesso fácil para toda população e aos visitantes.

Nesta data, turistas e moradores da Capital poderão acompanhar os shows de Elba Ramalho, Banda Encantus, Ranniery Gomes e James Sousa. A festa continua nos dias que seguem com várias atrações, como Waldonys, Mara Pavanelly, Eliane, Sâmya Maia, Luciene Melo, Tom Oliveira e muitos outros. Confira a programação completa no link: https://hipl.at/pmjpsj2024 .

Praias de João Pessoa – E quem vem aproveitar o São João Multicultural de João Pessoa, claro, também vem para apreciar as belas praias do Litoral. Embora este seja um período chuvoso, os encantos naturais da cidade não deixam de atrair os turistas que se deliciam com o mar.

A Orla tem 24 quilômetros de pura beleza, divididos entre as praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Seixas, Penha, Arraial, Sol, Gramame e Jacarapé. O Caribessa, as Piscinas Naturais do Seixas e Picãozinho – localizado a cerca de 1.500 metros da Praia de Tambaú -, são grandes atrativos.

Centro Histórico – E se não der praia, há também outros atrativos em João Pessoa. Começando pelo Centro Histórico da cidade, responsável por revelar o início de toda a história da Capital com o seu marco zero e o pôr do sol do Hotel Globo. O prédio tem vista privilegiada para o Rio Sanhauá – berço do nascimento da Paraíba.

Na Ladeira São Francisco, os visitantes encontram a Casa da Pólvora, um monumento construído por ordem de carta régia do capitão-mor governador Fernando de Barros e Vasconcelos, em 10 de agosto de 1704, e concluído em 1710, na administração do capitão-mor João da Maia de Gama. A Casa da Pólvora integra os roteiros fundamentais para o turismo no Estado.

Artesanato – Quem é turista adora fazer umas comprinhas para presentear os amigos e parentes que não puderam aproveitar o roteiro turístico. A dica é uma visita ao Mercado de Artesanato Paraibano, um ponto quase que obrigatório de visitação. O prédio, que tem mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região, fica na Avenida Ruy Carneiro, em Tambaú.

Bem pertinho de lá fica também a Feirinha de Tambaú, com 45 boxes onde os artesãos comercializam seus produtos e onde são vendidas comidas típicas do Nordeste – tapiocas recheadas, pratos contendo carne de sol e charque como purê de macaxeira, baião de dois e lanches em geral. A praça também dispõe de uma ampla área de passeio onde acontecem shows e atividades artísticas e culturais. A Feirinha é atualmente uma das principais opções de lazer para visitantes, turistas e moradores da Capital.

Gastronomia – A gastronomia de João Pessoa é uma das expressões da cultura e tradição paraibana que é tão rica. A culinária litorânea é caracterizada pela pesca regional e pelos temperos trazidos ao Brasil pelos colonos portugueses. É comum encontrar uma infinidade de pratos com frutos do mar como peixes, camarões, lagostas, caranguejos, mariscos e guaiamuns, servidos fritos, cozidos ou em molhos.

No entanto, nessa época de São João o que chama a atenção mesmo são as comidas típicas do período. Pamonha, canjica, mungunzá, tapioca, milho assado ou cozido, queijo coalho e arroz doce são apenas algumas das especiarias que seduzem quem visita a Capital.

Com tantos atrativos, ficar em João Pessoa é sempre uma ótima escolha para quem quer brincar o São João com muita diversão, beleza e comidas deliciosas e com uma grande vantagem: nem precisa pegar estradas engarrafadas para se divertir.

 

MaisPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.