Rússia cancela desfiles do principal feriado por causa das ameaças de contraofensiva da Ucrânia

Rússia cancela desfiles do principal feriado por causa das ameaças de contraofensiva da Ucrânia

Mundo
Joaquim
10 de maio de 2023
29

A Rússia está a menos de 24 horas do principal feriado do país, o Dia da Vitória, celebrado no dia 9 de maio, e que marca o 78º aniversário da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Contudo, diante da ameaça de contraofensiva da Ucrânia para guerra que se encaminha para o segundo ano, várias cidades cancelaram as celebrações. De acordo com a agência ‘Associated Press’, pelo menos 21 prefeituras já cancelaram as comemorações por medo de ataques. Porém, o evento principal, o famoso desfile militar na Praça Vermelha de Moscou, segue agendado, mesmo após a tentativa de ataque via drone registrado na semana passada e que foi classificado como uma tentativa de assassinato do presidente Vladimir Putin.

Apesar de não terem cancelado o evento, uma das principais celebrações, as procissões do “Regimento Imortal”, em que as pessoas saem às ruas segurando retratos de parentes que morreram ou serviram durante a Segunda Guerra Mundial, não vão ser realizadas. Nas últimas semanas foram registrados vários ataques em território russo, que, segundo analistas, anunciam uma contraofensiva de Kiev.

Segundo o exéricto de Zelensky, eles estão finalizando os preparativos para uma grande contraofensiva, com o objetivo de recuperar os territórios ocupados por Moscou no leste e sul do país, assim como a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

 

 

Jovem Pan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.