Secretarias de Cultura de Emas e Catingueira realizam 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Secretarias de Cultura de Emas e Catingueira realizam 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Destaque Vale
Joaquim
14 de setembro de 2023
75

Os municípios de Emas e Catingueira realizaram na manhã desta quarta-feira (13), a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento ocorreu na Area de Lazer Helena Fausto, na cidade de Catingueira e contou com a participação de artista, músicos, produtores e agentes culturais de ambos os municípios.

Estiveram presentes os Secretário de Cultura de Catingueira e Emas, Lázaro Rener e Maria José de Oliveira, respectivamente, além do secretário de administração de Emas Santiago Jácome que representou a prefeita de Emas Anete Loureiro e Juberlânia Pereira representando o prefeito de Catingueira Suélio Felix, também o Secretário Estadual de Cultura Pedro Santos, a presidente do Conselho de Cultura de Patos e presidente do Coletivo Cultural Derréis, Perla Alves, o membro do Coletivo Café Cultura de Santa Luzia Paulo Trindade, o Gerente da 6ª Gerencia de Cultura teatrólogo Chico Amaral, secretários municipais e outras autoridades políticas e socias.

As palestras foram explanadas por Tereza Nóbrega, Secretária de Cultura de Santa Luzia, o poeta Yuri Sousa da cidade de Santa Luzia e Davi Nunes ex-secretário de Saúde de Catingueira, além de grandes apresentações culturais com grupos de Catingueira e Emas.

Ao término dessa primeira etapa da conferência, foi aprovado uma comissão com membros do governo e sociedade civil que irá elaborar as propostas para Conferência Estadual, formada por; Maria Helena, João Luiz, Lázaro Renner, Santiago Jácome, Augusto Neto e Flaviano Pereira. E, por fim, foram eleitos 6 delegados para Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em Campina Grande nos dias 16, 17 e 18 de novembro 2023, são eles GOVERNO: Lazaro Renner, João Luiz, Santiago Jácome, SOCIEDADE CIVIL: Estevão Ferreira, João Batista e Francisco José, SUPLENTES: Flaviano Pereira, Augusto Neto, Maria Helena.

O Secretário Estadual de Cultura, Pedro Santos, destacou a importância do evento na elaboração de propostas de políticas públicas que serão levadas para a Conferência Estadual de Cultura.

O momento foi de grande importância para nós agentes culturais, onde debatemos sobre o tema principal “Democracia e Direito a Cultura” e as propostas relacionadas aos 06 eixos que estão sendo trabalhados para 4ª Conferência Estadual e Nacional, bem como as conquistas na política pública de cultura, conquistas essas que aos poucos estamos vendo seu desenvolvimento a exemplo da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II”, destacou o secretário Santiago Jácome.

A secretaria Maria José parabenizou pelo brilhante evento e destacou a participação de todos nesse debate de construção para política pública de cultura dos municípios.

 

Ascom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.