De acordo com a gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, explicou que a atualização cadastral semestral é obrigatória, sob pena de multa.
Os proprietários de criações de bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, búfalos, peixes, abelhas, aves, camarão e demais espécies têm que ter o cadastro atualizado. A atualização também é fundamental para que a Paraíba mantenha o status de “Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”.
Os produtores rurais que estavam adimplentes com a Defesa Agropecuária até abril de 2024 e haviam deixado de efetuar a atualização cadastral em novembro do ano passado tiveram até o último sábado, dia 31 de maio, para fazê-lo com a dispensa do pagamento de multa. Os que não aproveitaram o benefício agora terão que pagar a penalidade e, caso deixem de atualizar os cadastros das criações até 30 de junho, estarão sujeitos a uma nova multa.
Girlene Alencar enfatizou que a atualização cadastral das criações é fundamental para a Paraíba manter o título de “Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, que foi recebido pelo estado na semana passada durante a 92ª Reunião da Organização Mundial de Saúde Animal, realizada em Paris, França. A Defesa Agropecuária disponibiliza o telefone (83) 99332-6663 para prestar maiores informações ao produtor rural.