Serra Grande desponta como cidade promissora para o turismo no Sertão paraibano

Serra Grande desponta como cidade promissora para o turismo no Sertão paraibano

Destaque Vale
Joaquim
27 de maio de 2024
34

A cidade  com o maior número de cachoeiras e temperaturas que alcançam os 14 graus no inverno, Serra Grande, no alto sertão paraibano, desponta no estado com grande potencial para crescimento do turismo. Com uma população formada por 2.942 pessoas, segundo o último Censo do IBGE, a cidade aposta no turismo como alternativa para geração de emprego e renda.

Distante 477 quilômetros de João Pessoa, um dos acessos à Serra Grande é feito pela PB-382 e no caminho o visitante é presenteado com belas paisagens características da região e já começa a experimentar um clima mais ameno. A cidade tem uma população acolhedora, orgulhosa das riquezas naturais da terra, que possui 39 cachoeiras catalogadas atualmente, no entanto, o número cresce a cada nova exploração do território.

A terra é fértil também para o turismo de aventura e no último final de semana realizou a primeira edição do “Serra Grande Adventure”, evento que colocou o município na  rota dos apaixonados por natureza e proporcionou o primeiro voo de balão na região. Durante quatro dias a cidade respirou aventura, com atividades como voo de parapente, cachoeirismo e rapel.

O cachoeirismo foi realizado na cachoeira da Santana, cujo acesso é feito por trilhas encobertas por vegetação e uma paisagem de tirar o fôlego. São 35 metros de altura que os aventureiros puderam descer por rapel conduzido pela equipe da Catolé Adventura, empresa especializada no segmento e sediada no município de Catolé de Rocha.

“A gente coloca um guia para descer junto com a pessoa e ela pode ir no seu ritmo. Não tem pressa, o importante é aproveitar a passagem, a sensação de liberdade. É uma sensação indescritível, a adrenalina vai a mil”, explicou Leonardo Ferreira, da Catolé Adventure.

Serra Grande teve o primeiro voo de balão da região (Foto: Pauta Real)

Serra Grande teve o primeiro voo de balão da região (Foto: Pauta Real)

Investir no turismo foi uma decisão tomada pelo prefeito Vicente Neto, já no início do seu primeiro mandato. Ele destacou que a pretensão é garantir uma alternativa de renda aos moradores, reforçar a sensação de pertencimento e assegurar que os jovens permaneçam na cidade e não precisem sair para buscar emprego em outros municípios.

Hoje a gente consegue receber turistas com essa característica: como Serra Grande, uma cidadezinha no Sertão do estado tem tanta cachoeira? A gente tem produtos turísticos e estamos atraindo o turismo pedagógico, para ter um conhecimento com artesãos, os bacamarteiros. Nós estamos revivendo a história do bacamarte em Serra Grande. É um amontoado de atrações que fazem com que a gente brigue diariamente para que o turismo funcione na nossa região”, contou o prefeito. 

O gestor busca envolver municípios vizinhos em uma gestão de turismo compartilhada, com criação de roteiros que possam agregar as cidades. “Uma trilha de longo curso, uma hospedagem em Itaporanga trazendo os turistas para Serra Grande, a gente levando para conhecer o Cristo de Itaporanga. Em breve em Aguiar vai ter o telescópio Bingo, então a gente vai receber pessoas de outros países aqui, cientistas e a gente vai estar aqui mostrando o que Serra Grande tem de melhor e recebendo eles”, ressaltou Vicente Neto.

Prefeito em primeiro mandato, há três anos Vicente Neto decidiu investir forte no turismo de Serra Grande

Prefeito em primeiro mandato, há três anos Vicente Neto decidiu investir forte no turismo de Serra Grande

A pasta do turismo é conduzida por Maria Vidal, gestora que possui um olhar inovador para o segmento e aposta no potencial da cidade. Já o Serra Grande Adventure foi idealizado pelo jovem Huanderson Martins, conhecido como Alemão, turismólogo apaixonado por aventura e que encarou o desafio de levar para a cidade o primeiro voo de balão da região. Ele foi responsável ainda por planejar e executar a rampa para o voo de parapente. Todo trabalho contou com a participação da Prefeitura Municipal que disponibilizou máquinas para garantir a construção em tempo hábil e abrir trilhas para exploração das cachoeiras.

Durante o Serra Grande Adventure uma tirolesa e parede de escalada foram instaladas em uma das praças da cidade. Crianças da rede municipal de ensino puderam se divertir gratuitamente nos equipamentos. Uma delas foi a estudante Isabele Souza, de 11 anos. “Eu amei. Foi a melhor experiência que eu já tive”, contou a menina. O prefeito Vicente Neto ressaltou que garantir essa experiência às crianças é também plantar uma semente para o futuro.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.