Setor de serviços na Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

Setor de serviços na Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

Destaque Paraíba
Joaquim
12 de julho de 2022
54

O volume de serviços prestados na Paraíba apresentou a terceira maior taxa de crescimento do País. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados, nesta terça-feira (12), mostram expansão, em maio, de 16,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a terceira maior taxa, a Paraíba ficou atrás apenas de duas unidades da federação: Alagoas (18,6%) e Tocantins (17,9%).  O volume de expansão da Paraíba ficou bem acima da taxa média nacional (9,2%).

No indicador de maio sobre abril, o crescimento atingiu 2,8%, bem acima da média nacional (0,9%), enquanto no acumulado de janeiro a maio a Paraíba teve alta de 11,3% contra uma média de 9,4% do País.

Segundo o IBGE, o resultado do mês de maio de serviços foi impactado principalmente pelos setores de tecnologia da informação e transporte de cargas, mas houve alta, no entanto, em todas as cinco atividades que fazem parte da pesquisa (serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transporte, serviços auxiliares aos transportes e outros serviços).

Para o gerente da Pesquisa Mensal do IBGE, Rodrigo Lobo, esse crescimento disseminado pelas atividades se tornou mais frequente pelos efeitos da pandemia. “O transporte de cargas, especialmente o rodoviário, além de atender à demanda do comércio eletrônico e do setor agropecuário, também tem sido importante para o setor industrial, notadamente os bens de capital e os bens intermediários, que são as categorias de uso que operam acima do nível pré-pandemia”, explica em nota.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.