Sistema discute inclusão de municípios produtores de citros em Zona Risco Climático

Sistema discute inclusão de municípios produtores de citros em Zona Risco Climático

Paraíba
Joaquim
29 de fevereiro de 2024
73

O Sistema Faepa Senar reuniu instituições para debater a inclusão de municípios paraibanos numa área de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para Citrus. Segundo a Faepa, os municípios com maiores áreas de cultivo de citros da região, são justamente aqueles não zoneados.

O encontro aconteceu hoje (28), na sede da Faepa. As cidades fora do zoneamento são: Alagoa Nova, Matinhas, Areia, Remígio, Esperança, Lagoa Seca, S. S. Lagoa de Roça, Alagoa Grande

“Esse é um instrumento de produção agrícola que está relacionado diretamente com a liberação de financiamento, caso o município não esteja listado nesta relação do zoneamento, há a impossibilidade de obter crédito para a atividade”, explicou o assessor técnico da Faepa, Izaias Soares.

O objetivo da reunião foi buscar que esses municípios que são tradicionais no cultivo dos citros e que estão principalmente localizados na região do brejo paraibano, sejam colocados na portaria do zoneamento, para que facilite a obtenção de crédito aos produtores rurais da região.

O próximo passo é que a Federação, juntamente com esses outros agentes elaborem um relatório técnico para encaminhar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) solicitando a inclusão dos municípios do Brejo no zoneamento de citros.

A reunião contou com representantes da Embrapa, Empaer, Banco do Nordeste e UFPB Areia. Também estiveram presentes as prefeituras de Alagoa Nova, Areia e Matinhas, além dos sindicatos de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia e Esperança.

Também participaram do encontro, o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o assessor técnico da Faepa, Jair Correia e também o diretor-secretário da Faepa, Alberto Atayde.

 

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.