Pular para o conteúdo
Trump reclama de tarifas brasileiras sobre produtos americanos

Trump reclama de tarifas brasileiras sobre produtos americanos

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16) que o Brasil está entre os países que taxam muito os produtos americanos e estão sujeitos a retaliações, também em forma de tarifas, em seu futuro governo.

O discurso de Trump, feito de seu resort de Mar-a-Lago, na Flórida, aumentou a tensão no já estressado mercado brasileiro. “Há países que nos taxam muito, como é o caso do Brasil”, disse Trump. “Quem nos taxar, taxaremos de volta. Tarifas farão nosso país rico”, acrescentou.

Foi a primeira vez, desde que venceu a eleição de 5 de novembro, que Trump mencionou explicitamente o Brasil como alvo de suas ameaças de aumento de tarifas. Ele tem dito, genericamente, que pretende ampliar em 60% as tarifas sobre produtos chineses e aumentar a alíquota de importação, em diferentes níveis, para os demais países do globo.

“Nós vamos tratar as pessoas de forma muito justa, mas a palavra ‘recíproco’ é importante, porque se alguém nos cobra… Se a Índia nos cobrar 100% e nós não cobrarmos nada pela mesma coisa… Eles mandam uma bicicleta para nós, nós mandamos uma bicicleta para eles, eles nos cobram 100, 200. Índia cobra muito, Brasil cobra muito. Se eles querem nos cobrar, tudo bem, mas vamos cobrar a mesma coisa”, disse Trump.

 

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.