TSE não identifica origem de recursos do PL que pagou auditoria nas urnas

TSE não identifica origem de recursos do PL que pagou auditoria nas urnas

Brasil
Joaquim
12 de outubro de 2022
56

A Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou, nesta terça-feira (11), que não conseguiu identificar de onde o PL tirou recursos para fazer uma auditoria das urnas. O documento divulgado dias antes do primeiro turno das Eleições 2022 mostrou que é possível haver falhas e possibilidade de fraude no sistema eleitoral brasileiro.

Apesar da revelação, todos os testes de confiabilidade, que foram feitos no dia anterior ao pleito eleitoral, no último dia 2 de outubro, confirmaram que as urnas eletrônicas estavam “limpas”. Por isso, o ministro do TSE, Benedito Gonçalves, fez uma série de exigências ao partido do presidente Jair Bolsonaro para identificar quem financiou essa auditoria.

“não é possível identificar os doadores originários dos recursos financeiros, uma vez que o partido não declarou à Justiça Eleitoral nenhuma receita em sua prestação de contas do exercício financeiro de 2022”, disse a área técnica do TSE.

Agora, o PL vai precisar “informar e comprovar a fonte originária das receitas recebidas pelo partido”, “informar se o prestador de serviços contratado para a finalidade em comento foi o instituto Voto Legal ou Carlos Cesar Moretzsohn Rocha” e “se manifestar sobre a ausência de registros concomitantes de receitas e despesas relativas ao exercício de 2022”.

 

 

 CNN Brasil

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.