Pular para o conteúdo
UFPB concede título de Doutora Honoris Causa à Luiza Erundina

UFPB concede título de Doutora Honoris Causa à Luiza Erundina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai conceder na próxima sexta-feira (25) o título de Doutora Honoris Causa à deputada federal Luiza Erundina (Psol). Apesar de ter sido eleita por São Paulo, a parlamentar é paraibana e iniciou sua carreira política no estado.

A solenidade vai ser realizada às 17h no auditório Professor Milton Paiva, no prédio da Reitoria da UFPB, em João Pessoa, e deve contar com a presença de diversas lideranças políticas da Paraíba, além da reitora da instituição Terezinha Domiciano.

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria das universidades concedida a personalidades que se destacaram notavelmente em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para a cultura, educação ou humanidade. É um reconhecimento público e formal da instituição a indivíduos que demonstram excelência e impacto em suas áreas.

Conheça Luiza Erundina

Com uma vida inteira dedicada à Política, Luiza Erundina assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi Secretária de Educação de Campina Grande, na Paraíba, seu estado de origem. Em 1971 emigra para São Paulo, perseguida pela ditadura militar. No ano de 1980, participa da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e em 1982 elege-se vereadora da cidade de São Paulo. Quatro anos depois, em 1986, é eleita deputada estadual, e em 1988 torna-se prefeita da maior cidade da América Latina, São Paulo, pelo PT, sendo a primeira mulher a assumir o cargo na capital paulista.

Em 1993, depois do impeachment do presidente Collor, Luiza Erundina é nomeada ministra da Secretaria da Administração Federal, no governo Itamar Franco. No ano de 1998, já no PSB (Partido Socialista Brasileiro), é eleita deputada federal por São Paulo. Assumiu mandato parlamentar na Câmara dos Deputados no ano de 1999. Em 2022, foi reeleita para o cargo por São Paulo.

 

MaisPB


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.