UFPB é uma das cinco universidades brasileiras a ingressarem em ranking internacional de análise do ensino superior

UFPB é uma das cinco universidades brasileiras a ingressarem em ranking internacional de análise do ensino superior

Destaque Paraíba
Joaquim
10 de junho de 2021
69

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das cinco universidades brasileiras a entrar, pela primeira vez, no ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior. O ranking mundial de universidades foi divulgado nesta terça-feira (8).

Além da UFPB, o levantamento incluiu pela primeira vez, também,outras quatro universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), por terem atendido aos critérios de análise.

Outras oito instituições estão incluídas no ranking por melhorarem critérios como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, número de professores e alunos, entre outros, aumentando de 14 para 27 o número de universidades brasileiras na lista e colocando o Brasil como o país com mais instituições na avaliação.Nesta edição, o QS World University Rankings 2022 expandiu para 1,3 mil o número de instituições ranqueadas, 145 a mais que na edição anterior

Na América Latina, o Brasil é o país com mais universidades no ranking, superando Argentina e México, cada uma com 24.

No levantamento, as universidades são avaliadas considerando, como métricas: reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção professor / aluno, citações por corpo docente, proporção internacional de docentes e proporção de estudantes internacionais. Os organizadores do levantamento avaliam que os resultados mostram o desempenho de 14,7 milhões de trabalhos acadêmicos. Foram contabilizadas 96 milhões de citações destes trabalhos, ouvidos 130 mil professores e 75 mil empregadores.

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.