UFPB firma parceria com a multinacional chinesa

UFPB firma parceria com a multinacional chinesa

Educação Paraíba
Joaquim
15 de agosto de 2020
77

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu o certificado de membro da Huawei ICT Academy, parceria entre a empresa chinesa Huawei e instituições acadêmicas para desenvolver ações e projetos de tecnologia da informação e comunicação pelo mundo.

Segundo o vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, professor Euler Macedo, no programa ICT Academy, a Huawei disponibiliza capacitação e serviços de apoio a universidades para treinar alunos, professores e a sociedade em geral.

“A iniciativa estreita a relação entre indústria e universidade, melhorando a qualidade do currículo profissional. A Huawei é uma empresa líder global na indústria de telecomunicações, provendo tecnologia e soluções em equipamentos para redes e telecomunicações”, destaca Macedo.

Com sede na China, a Huawei, a partir do segundo trimestre deste ano, tornou-se a maior fabricante de celulares do mundo. Por meio da parceria com o campus I da UFPB, serão oferecidos treinamentos em tecnologias da empresa chinesa e haverá incentivos diretos para a população de João Pessoa.

“As pessoas serão incentivadas a desenvolver talentos com habilidades práticas para o setor e terão certificação da Huawei. O empreendimento técnico-científico a ser explorado é a execução de atividades de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, com foco em Computação em Nuvem associada a técnicas de Inteligência Artificial”, explica Euler.

O intuito da parceria é facilitar a busca de talentos para atuar em transformações digitais, a partir da comprovação de qualificação profissional adequada para trabalhar com equipamentos da empresa. A certificação da Huawei é reconhecida mundialmente e a previsão é que ocorra capacitação ainda este ano.

“A previsão é ocorra uma capacitação de 200 participantes no total e que as primeiras turmas funcionem ainda este ano de forma on-line. Será oferecida uma formação fundamental para alunos e profissionais que desejam atuar na área de Computação em Nuvem”, conta Euler.

Segundo o gestor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, que coordena a ação, o curso também preparará os estudantes para a certificação Huawei Certified ICT Associate Cloud Computing. A iniciativa contará ainda com parceria do Centro de Informática da UFPB.

“Realizamos o contato com a Huawei a partir da informação de que a empresa chinesa tinha recursos financeiros para investimentos no Nordeste do Brasil. Pretendemos ainda contar com o Centro de Informática da UFPB para a realização das capacitações. Os centros possuem interesses correlatos nesse tipo de formação e faremos diferença no Ensino Superior”, finaliza Macedo.

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.