UFPB reabrirá inscrições de concurso público para professor efetivo

UFPB reabrirá inscrições de concurso público para professor efetivo

Concurso Paraíba
Joaquim
11 de janeiro de 2022
73

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabrirá as inscrições do edital n.º 58/2021 para concurso público de Provas e Títulos para professor de Magistério Superior. O edital foi suspenso em 9 de novembro de 2021 para adequação à Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014, e Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, acerca da reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabrirá as inscrições do edital n.º 58/2021 para concurso público de Provas e Títulos para professor de Magistério Superior. O edital foi suspenso em 9 de novembro de 2021 para adequação à Lei nº 12.990, de 09 de junho de 2014, e Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018, acerca da reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para Pessoas com Deficiência (PCDs).

No último dia 28, foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) e na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), uma chamada pública para o sorteio das vagas reservadas aos candidatos com deficiência e candidatos negros. O sorteio será realizado nesta quarta-feira (12), com início às 10h, no canal Progep/UFPB no YouTube. Após o sorteio, o edital retificado será publicado com um novo cronograma e as inscrições serão reabertas.

“No antigo documento, considerando a independência entre os concursos de cada Departamento, o percentual legal de reserva de vagas para cotistas era aplicado em cima do quantitativo de vagas oferecidas por área de conhecimento. De acordo com o entendimento contido no PARECER n. 00328/2021/DEPJUR/PFUFPB/PGF/AGU, no entanto, esta reserva  deve ser aplicada sobre o quantitativo total de vagas do edital. Então, nós suspendemos o concurso para adequação. No texto retificado, haverá reserva imediata de sete vagas para candidatos negros e de duas vagas para Pessoa com Deficiência”, explicou Lara Nóbrega, diretora da Divisão de Seleção e Provisão da UFPB.

Com a inclusão do Departamento de Engenharia de Alimentos, o concurso passa a ofertar 33 vagas, divididas entre o Campus I, em João Pessoa, e o Campus II, em Areia. As remunerações iniciais vão de R$ 3.980,21 a R$ 10.074,18.

As oportunidades são para os departamentos de Física, Sistemática e Ecologia, Ciências Sociais, Letras Estrangeiras e Modernas, Medicina Interna, Pediatria e Genética, Ciências das Religiões, Fundamentação da Educação, Habilitações Pedagógicas, Metodologia da Educação, Administração, Economia, Finanças e Contabilidade, Ciência da Informação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Morfologia, Nutrição, Comunicação, Música, Turismo e Hotelaria, Fitotecnia e Ciências Ambientais e Solos e Engenharia Rural.

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.