UFPB, UFCG e UEPB ofertam mais de 18 mil vagas para o SiSU 2024

UFPB, UFCG e UEPB ofertam mais de 18 mil vagas para o SiSU 2024

Paraíba
Joaquim
10 de janeiro de 2024
32

As instituições públicas de ensino superior da Paraíba realizam, de 22 a 25 de janeiro, as inscrições para ingresso de estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). No estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ofertam, juntas, 18.385 vagas aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 7.750 vagas em 122 cursos de graduação presencial, distribuídas pelos quatro campi – João Pessoa/Santa Rita, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape. Do total, 3.840 serão oferecidas na ampla concorrência e as demais 3.910 estão reservadas conforme a Lei de Cotas.

A publicação do resultado do SiSU 2024, conforme cronograma do Ministério da Educação (MEC), está prevista para 30 de janeiro. Já as matrículas dos classificados serão de 1 a 7 de fevereiro de 2024. O período para que os candidatos manifestem interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. O cronograma é válido para todas as instituições.

Os cursos de graduação da UFPB exigirão nota mínima de 400 pontos na redação e média mínima, considerando todas as provas do Enem, também de 400 pontos.

As vagas oferecidas contemplam o ingresso de novos estudantes para o primeiro e segundo semestres letivos de 2024, ou seja, o SiSU terá apenas uma edição anual, conforme estabelece o Ministério da Educação (MEC). A decisão está relacionada aos altos índices de desistência e de vagas remanescentes nas edições que ocorriam no meio do ano.

Outra novidade desta edição do SiSU é que todos os candidatos devem se inscrever, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência para que, posteriormente, seja aplicada a reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas de cada IES.

UFCG 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou o Termo de Adesão ao SiSU 2024, ofertando 4.645 vagas em 92 cursos da instituição. Do total de vagas ofertadas, 2.271 são de ampla concorrência e 2.374 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 92 cursos nos sete campi da instituição – Campina Grande, Cuité, Sumé, Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal.

Apenas os cursos de Letras-Libras, Licenciatura Intercultural Indígena, Música (licenciatura e bacharelado), no campus Campina Grande, e Educação no Campo, no campus Sumé, não participam do SiSU, por realizarem vestibulares próprios.

Poderão participar do processo seletivo estudantes que realizaram a edição do Enem em 2023 e que obtiveram nota acima de zero na redação. A média mínima para tentar o ingresso em qualquer curso ofertado na UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UEPB

Na graduação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece ensino de qualidade para mais de 18 mil estudantes, em 58 cursos presenciais e seis em educação à distância nas áreas da Saúde, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Educação e recebe cerca de três mil novos discentes por semestre.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresentou o procedimento de adesão ao SiSU/MEC 2024.1 e estabeleceu o quantitativo de vagas, distribuídos nos períodos letivos 2024.1 e 2024.2, por cursos, pesos e notas mínimas para ingresso nos cursos de graduação da UEPB.

Neste processo de adesão, são ofertadas 5.990 vagas para os semestres letivos, sendo 3.179 vagas para o período 2024.1, e 2.811 vagas para 2024.2. Este número abrange todos os cursos regulares da modalidade presencial nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.