Universitário de Itaporanga desenvolve pesquisa contra doença de Chagas

Universitário de Itaporanga desenvolve pesquisa contra doença de Chagas

Vale
Joaquim
31 de dezembro de 2021
54

O estudante Daniel Araújo, de 21 anos, está desenvolvendo uma importante pesquisa para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com apoio e supervisão de sua orientadora, o universitário, que é natural de Itaporanga, está produzindo moléculas ativas para o combate ao Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas.

A pesquisa é realizada no laboratório de planejamento em química medicinal (LpQM) do departamento de ciências farmacêuticas da instituição — que atua diretamente com o desenvolvimento de protótipos ou candidatos a fármacos para essas doenças. O experimento consiste na utilização de dois anéis heterocíclicos para a produção de elementos ativos frente ao parasita.

Os compostos ainda estão em fase de síntese, em desenvolvimento, porém, com base em estudos anteriores de sucesso feitos com núcleos parecidos para outras doenças parasitárias, há expectativas de resultados satisfatórios.

Daniel já está há 1 ano trabalhando no desenvolvimento, que faz parte do projeto de mestrado do curso de inovação terapêutica, e para ele, a pesquisa é necessária diante da inercia frente à doença.

– É uma grande preocupação o fato de termos poucas terapias farmacológicas para doenças que são consideradas negligenciadas como a doença de Chagas – disse.

.

 

Diamante Online
Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.