Vacina influenza é ampliada para população a partir de seis meses

Vacina influenza é ampliada para população a partir de seis meses

Destaque Paraíba
Joaquim
16 de maio de 2023
81

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunizações, a partir desta segunda-feira (15), amplia a oferta da vacina influenza para toda a população não vacinada, a partir dos seis meses de idade, a depender do estoque da vacina nos municípios e da estratégia definida pelas Secretarias Municipais de Saúde. A ampliação é mais uma ação do Governo do Estado de enfrentamento das síndromes respiratórias, sobretudo no público infantil.

A campanha de vacinação 2023 contra a influenza (gripe) agora está acessível para todos os públicos, a partir dos seis meses de idade. A SES já realizou a distribuição das doses para todos os 223 municípios e a estratégia vacinal ficará a cargo das Secretarias Municipais de Saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. “Dentro desse grupo, destacamos as crianças que estão sendo mais acometidas, neste momento, além dos idosos que também são muito vulneráveis. Daí a importância dessa ampliação para atingir um público ainda maior. É importante ressaltar que, mesmo com a abertura para toda a população, acima dos seis meses de idade, os esforços deverão ser também no sentido de continuar vacinando os grupos prioritários”, observou.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, explicou que a ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações, durante o período do outono e inverno. “A vacina disponibilizada é a trivalente que protege a Cepa A (H1N1 e H3N2) e a Cepa B que são, exatamente, as cepas que circulam na Paraíba (H1N1e cepa B). A vacina vai, justamente, diminuir o risco de internação e hospitalização pela complicação da influenza”, explicou.

Vacinação na Paraíba

A Paraíba permanece em primeiro lugar nacionalmente, com 603.176 doses aplicadas, o que significa uma cobertura de 43,57%. Ainda está bem longe de atingir a meta de 90%. Mesmo assim, a PB é o estado com a melhor cobertura do país. Em segundo lugar, está Pernambuco, com 38,02% e em terceiro, Amazonas, com 37,90% de cobertura vacinal contra a influenza.

Com o intuito de ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses, no próximo sábado (20), acontecerá, em todo estado, mais um Dia D de vacinação contra influenza, covid-19 e multivacinação.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.