Pular para o conteúdo
Veja detalhes do “plano de socorro” do Governo a empresas afetadas pelo Tarifaço

Veja detalhes do “plano de socorro” do Governo a empresas afetadas pelo Tarifaço

O plano está pronto. O Governo Federal lançará em breve um “plano de socorro” para as empresas que serão afetadas pelo tafiraço de Donald Trump, que entrou em vigor hoje (06). O Foco é ajudar as pequenas e médias empresas do país. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, as ações serão as seguintes:

  • Linhas de crédito em bancos públicos para pequenos produtores;
  • Compras governamentais de produtos que não conseguiram novos mercados;
  • Permitir a redução de até 30% da jornada e dos salários de trabalhadores em empresas com dificuldades financeiras e/ou auxilio de em parte do salário;
  • Adiamento, por 120 dias, do pagamento de tributos federais;
  • Programa para pequenas empresas exportadores que permite recuperar parte dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva;

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada por Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter à relativa perda de competitividade da economia americana para a China nas últimas décadas.

Em entrevista exclusiva para a Band, Fernando Haddad, disse que as terras raras e minerais críticos podem ser objeto de negociação entre Brasil e Estados Unidos. Esses minérios são essenciais para a indústria de tecnologia, e é um dos principais motivos de disputa entre Pequim e Washington.

“Temos minerais críticos e terras raras. Os Estados Unidos não são ricos nesses minerais. Podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes”, disse.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.