O plano está pronto. O Governo Federal lançará em breve um “plano de socorro” para as empresas que serão afetadas pelo tafiraço de Donald Trump, que entrou em vigor hoje (06). O Foco é ajudar as pequenas e médias empresas do país. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, as ações serão as seguintes:
- Linhas de crédito em bancos públicos para pequenos produtores;
- Compras governamentais de produtos que não conseguiram novos mercados;
- Permitir a redução de até 30% da jornada e dos salários de trabalhadores em empresas com dificuldades financeiras e/ou auxilio de em parte do salário;
- Adiamento, por 120 dias, do pagamento de tributos federais;
- Programa para pequenas empresas exportadores que permite recuperar parte dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva;
O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada por Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter à relativa perda de competitividade da economia americana para a China nas últimas décadas.
Em entrevista exclusiva para a Band, Fernando Haddad, disse que as terras raras e minerais críticos podem ser objeto de negociação entre Brasil e Estados Unidos. Esses minérios são essenciais para a indústria de tecnologia, e é um dos principais motivos de disputa entre Pequim e Washington.
“Temos minerais críticos e terras raras. Os Estados Unidos não são ricos nesses minerais. Podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes”, disse.