Vice-governador destaca importância da inovação para o fortalecimento da caprinocultura e ovinocultura na Paraíba

Vice-governador destaca importância da inovação para o fortalecimento da caprinocultura e ovinocultura na Paraíba

Paraíba
Joaquim
28 de fevereiro de 2023
47

O vice-governador do estado, Lucas Ribeiro, participou na manhã desta terça-feira (28), na Embrapa Algodão, em Campina Grande, de um workshop onde foram apresentados os resultados do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), de inovação para caprinocultura e ovinocultura no Semiárido brasileiro.

O evento contou com a presença de pesquisadores e analistas técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos da cidade de Sobral (Ceará), além de produtores rurais, técnicos, extensionistas e representantes de instituições como a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Empaer, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentre outras.

Na ocasião, o vice-governador falou sobre a importância da caprinocultura e ovinocultura para a subsistência de centenas de famílias no Cariri paraibano e para a economia do estado, e destacou a importância da inovação para o fortalecimento e desenvolvimento do setor.

“É possível o desenvolvimento sustentável no semiárido e as inovações são fundamentais para isso. Inovar no agro é apostar no futuro da Paraíba. Em nome do governador João Azevêdo, afirmo que nossa gestão está à disposição para contribuir, não só com a continuidade dessas pesquisas, como também para colocar em prática as orientações e conhecimentos compartilhados em prol dos pequenos, médios e grandes produtores paraibanos”, frisou o vice-governador.

Lucas também enfatizou iniciativas da gestão estadual, a exemplo dos Programas do Leite da Paraíba (PAA-Leite) e Paraíba Produtiva, que têm contribuído positivamente para o desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura no estado.

A chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante, comemorou os resultados animadores do Projeto. “Nosso objetivo, desde o início, foi desenvolver as capacidades locais e a organização dos produtores. Colocamos metas ousadas e conseguimos resultados muito positivos em todos os territórios, promovendo a melhoria do nível tecnológico, inclusão produtiva e práticas sustentáveis, além de gerar segurança alimentar, renda e bem-estar para as famílias”, ressaltou.

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) foi desenvolvido entre 2019 e 2023, nos territórios do Cariri Paraibano (PB), Sertão do Moxotó (PE), Bacia do Jacuípe (BA) e Vale do Itaim (PI). No total, mais de 6 mil produtores, sendo 72% deles da agricultura familiar, 33% mulheres e 5% jovens, foram beneficiados pelas ações, que incluem soluções tecnológicas, diagnósticos sanitários, prevenção e controle de doenças, melhoramento genético, dentre outras.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.