Pular para o conteúdo
VÍDEO: Há trinta anos, grupo de incentivo cultural do Vale do Piancó promove ações para crianças e adolescentes

VÍDEO: Há trinta anos, grupo de incentivo cultural do Vale do Piancó promove ações para crianças e adolescentes

 

Há 30 anos, o coreógrafo Odilon Fernandes Neto decidiu fundar em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, um coletivo cujo objetivo é incentivar movimentos artísticos e culturais da região do Vale do Piancó, composta por mais de 15 municípios, para que as gerações possam ter acesso ao aprendizado e compartilhamento de diversas culturas regionais.

Reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como o primeiro ponto de cultura do Vale do Piancó, o Grupo de Incentivo Cultural de Itaporanga – GICI promove oficinas de artes e atividades esportivas para crianças, adolescentes e idosos, além de participar das programações culturais da região.

Fundado em 22 de agosto de 1995, o GICI fomenta música, dança, teatro, artesanato e esporte. Também realiza eventos, como festivais, encontros artísticos, mostras e desfiles cívicos, estimulando e revelando novos valores artísticos no Vale do Piancó.

Entre as ações, destacam-se a utilização da música como meio de inclusão artística e social, desenvolvimento de atividades artesanais a partir de materiais recicláveis, e a inclusão de crianças com necessidades especiais e de jovens de baixa renda nas atividades do grupo.

“Nós estamos de portas abertas para receber todos os artistas que queiram apoio, que queiram se associar com a gente, fazer algum trabalho voluntário, que queiram parceria”, diz Odilon Fernandes, o fundador.

Para conhecer as ações promovidas pelo GICI, as pessoas devem acessar o perfil do coletivo – @gici.ong – no Instagram.

 

DIÁRIO DO SERTÃO


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.