Volume de vendas na Paraíba registra maior alta do país em setembro, mostra IBGE

Volume de vendas na Paraíba registra maior alta do país em setembro, mostra IBGE

Paraíba
Joaquim
10 de novembro de 2022
93

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba registrou a maior alta do país, em setembro, frente a agosto, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9), pelo IBGE. O crescimento de 4,5% ficou acima da média brasileira (1,1%).

O movimento de alta foi acompanhado pela receita nominal do setor, que também apresentou o maior aumento do Brasil, de 4%, superior à média nacional (0,2%). Os indicadores compõem o segundo resultado positivo consecutivo, após terem sido registrados índices negativos no volume (-1,4%) e na receita (-1,3%), no mês de julho.

No acumulado de 12 meses, foi identificado avanço de 2,6% no volume de vendas paraibano e de 16,5%, na receita nominal. Ambos os percentuais ocuparam a 8ª posição entre todas as unidades da federação do país e a 2ª entre as do Nordeste, atrás apenas de Alagoas, que apresentou índices de 2,9% e 17,3%, respectivamente.

Já em relação à variação acumulada no ano até então, em comparação ao mesmo período de 2021, o volume de vendas no estado teve alta de 8,4%, a 2ª maior do país. A receita nominal, por sua vez, cresceu 22,5%. Os indicadores foram superiores aos verificados na média do país, tanto no primeiro caso (0,8%), como no segundo (15,5%).

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – houve alta de 2,5% no volume de vendas e na receita nominal do ramo, em setembro, em comparação a agosto. Nos dois índices, a variação foi a 2ª maior do Brasil, acima também da média nacional, que foi de 1,5% e de 1%, respectivamente.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.