Zelensky diz a líderes do G20 que ‘momento’ é de pôr fim à guerra contra Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu a líderes do G20 que a guerra pode estar perto do fim. “Estou convencido que agora é o momento em que a guerra pode e deve ser interrompida”, afirmou ele por vídeo em reunião com os países mais ricos do mundo.

Zelensky acredita que o recuo russo em Kherson é uma oportunidade para pressionar Putin e chegar a um acordo de paz. “Nós não vamos permitir que a Rússia recomponha suas forças”, afirmou.

O plano de paz de Zelensky pede a retirada de todas as tropas russas e que a Ucrânia mantenha seus territórios. Ele também pede a libertação de todos os prisioneiros ucranianos.

“Por favor, escolham o caminho da liderança – e juntos vamos implementar a fórmula da paz”, disse ele aos líderes do G20.

Putin não está presente no G20 e está sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov.

O chanceler russo disse que as condições da Ucrânia para reiniciar as negociações com Moscou eram “fora da realidade”.

Os Estados Unidos esperam que o G20 condene a guerra da Rússia na Ucrânia e o impacto provocado por ela na economia global até o fim do encontro em Bali.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.