Pular para o conteúdo
Líder do PL articula no STF para evitar que anistia de Bolsonaro seja barrada

Líder do PL articula no STF para evitar que anistia de Bolsonaro seja barrada

líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou nesta quinta-feira (11) que está articulando junto a ministros do STF para impedir que a anistia de Jair Bolsonaro seja declarada inconstitucional.

Segundo Cavalcante, o objetivo é convencer pelo menos seis dos 11 ministros da Corte a não levantarem objeções à medida, caso seja aprovada no Congresso e posteriormente judicializada.

A oposição planeja votar na próxima semana uma anistia válida desde a abertura do inquérito das fake news até a promulgação da lei. A intenção é tanto evitar a prisão de Bolsonaro quanto recuperar seus direitos políticos.

Sóstenes destacou que a articulação começou e envolve várias pessoas. “Eu sou um deles”, disse após discursar em vigília próxima ao condomínio de Bolsonaro em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

O líder do PL também fez referência à decisão do ministro Fachin, que anulou feitos da Operação Lava Jato, destacando que isso não alterou a situação de Bolsonaro.

Bolsonaro foi condenado duas vezes à inelegibilidade pelo TSE, em 2023, e agora, com a condenação do STF, também está inelegível para cargos públicos.

Resumo da notícia

  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) articula junto ao STF.

  • Objetivo: evitar que anistia de Bolsonaro seja considerada inconstitucional.

  • anistia abrangeria desde o inquérito das fake news até a promulgação da lei.

  • Medida visa impedir prisão e recuperar direitos políticos do ex-presidente.

  • Bolsonaro já está inelegível pelo TSE e pela decisão do STF.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.