Aesa projeta volumes acima da média histórica para Sertão e Alto Sertão

Aesa projeta volumes acima da média histórica para Sertão e Alto Sertão

Paraíba
Joaquim
4 de janeiro de 2023
41

O período de chuvas no interior da Paraíba já começou. Considerado mês de pré-estação, janeiro já registrou altos volumes em alguns municípios. Em apenas três dias, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu muito bem em várias cidades do Vale do Piancó e nas regiões de Cajazeiras e Sousa.

De acordo com prognóstico climático divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), até o início de fevereiro é natural que ocorra maior variabilidade das chuvas, com prováveis eventos significativos, devido, principalmente, à atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil. Ao longo de fevereiro e no mês de março, as chuvas devem se intensificar.

“As atuais condições oceânicas e atmosféricas global, somadas ao resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indica tendência das chuvas ocorrerem de normais a acima da média histórica sobre o semiárido paraibano (regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú)”, diz o relatório.

 

 

Assessoria

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.