Bolsonaro lidera intenções de voto e Lula é o segundo colocado, aponta pesquisa 6Sigma

Números de pesquisa divulgada, nessa quinta-feira (11), pelo grupo 6 Sigma revelam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto, seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento foi realizado de 1º a 5 de agosto de 2022. Confira pesquisa na íntegra mais abaixo.

De acordo com a pesquisa, Bolsonaro aparece com 37,5% enquanto que Lula, 28%. Já Ciro Gomes (PDT) segue com 8% e Simone Tebet (MDB) alcança 3% das intenções de voto. A pesquisa inclui ainda os nomes de Pablo Marçal, do PROS, e André Janones (Avante), que já se retiraram da disputa.

O levantamento mostra também que os demais pré-candidatos não pontuaram acima de 1%.

Segundo turno

O instituto testou diferentes cenários de segundo turno entre os presidenciáveis. Num cenário entre Bolsonaro e Lula, o primeiro teria 45,4%, enquanto que o petista aparece com 37,9%. O atual presidente também venceria Ciro Gomes, com 43,1% contra 41,4% do ex-ministro.

Metodologia

A metodologia empregada para a obtenção dos dados é a técnica de coleta Call Center, pesquisa telefônica, utilizando-se como instrumento de investigação, formulário estruturado, onde as pessoas constituem um ponto amostral representativo dos eleitores com acesso a telefone celular e/ou rede telefônica fixa.

Amostra

A amostra nacional contou com 1.000 formulários coletados, representativa do eleitores brasileiros, com 16 anos ou mais, distribuídas por cotas proporcionais, para as variáveis sexo, idade, renda escolaridade e regiões do País, seguindo os parâmetros estabelecidos nos registro junto ao TSE.

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada para o resultado Brasil é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Os percentuais que não totalizarem 100 são decorrentes de arredondamentos.

Registro da pesquisa

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-04937/2022. Sua divulgação está autorizada a partir de 11 de agosto de 2022.

 

 

 

Uol

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.