Governo da Paraíba realiza consulta pública sobre gestão das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul

Governo da Paraíba realiza consulta pública sobre gestão das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul

Paraíba
Joaquim
17 de setembro de 2023
137

O Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), vai realizar uma consulta pública sobre a gestão das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul, na manhã desta segunda-feira (18), das 9h às 13h, no Centro Social Gilberto Valério, no município de Alhandra. O evento terá como tema “A bacia que queremos” e faz parte das ações de elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas na Paraíba.

O diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Araújo, informou que, na ocasião, serão discutidos aspectos específicos de cada localidade. Participarão do evento representantes da sociedade civil organizada de nove municípios: Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita, São Miguel de Taipu, além de Alhandra.

As ações de elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas na Paraíba tiveram início em setembro de 2021, a partir do trabalho em conjunto de três segmentos: sociedade civil, usuários de água e poder público, sob a coordenação da Aesa e dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Litoral Sul e Norte, de forma democrática e participativa. A população do Litoral Norte será consultada na terça-feira (19). O trabalho é constituído por fases de Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ações; e a execução desse plano é de responsabilidade da empresa Água e Solo Estudos e Projetos (AeS).

Em Bananeiras – Na terça-feira (19), representantes da sociedade civil, usuários de água e poder público que utilizam os recursos hídricos das bacias do Litoral Norte participarão de consulta pública semelhante a realizada no município de Alhandra, cuja participação da população é muito importante, pois garante a gestão compartilhada do uso múltiplo e integrado da água bruta (superficiais e subterrâneos) a curto, médio e longo prazo.

A consulta pública em Bananeiras acontecerá no Espaço Cultural Oscar de Castro, em Bananeiras, das 9h às 13h, reunindo representantes de 51 municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Araçagi, Arara, Areia, Areial, Baía da Traição, Bananeiras, Borborema, Belém, Capim, Casserengue, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Esperança, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Mulungu, Mataraca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serraria, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Solânea, Santa Rita e Sapé. “Toda a comunidade envolvida na gestão hídrica da localidade está convidada.”, finalizou o diretor da Aesa, Beranger Araújo.

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.