Pular para o conteúdo
Guerra na Ucrânia pode provocar escassez global de alimentos, alerta organismo das Nações Unidas

Guerra na Ucrânia pode provocar escassez global de alimentos, alerta organismo das Nações Unidas

Além da escassez relacionada ao Covid-19, a interrupção da produção agrícola na Rússia e na Ucrânia por causa do ataque de Moscou ao seu vizinho pode agravar seriamente a insegurança alimentar global, afirmou Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Em um comunicado na sexta-feira, ele destacou como os dois países desempenham um papel substancial na produção e fornecimento mundial de alimentos.

“A Rússia é o maior exportador mundial de trigo e a Ucrânia é o quinto maior. Juntos, eles fornecem 19% da oferta mundial de cevada, 14% do trigo e 4% do milho, representando mais de um terço das exportações globais de cereais”, disse ele.

Qu acrescentou que os dois países também são os principais fornecedores de colza e respondem por 52% do mercado mundial de exportação de óleo de girassol. A oferta global de fertilizantes também é altamente concentrada, sendo a Rússia o principal produtor.

Insegurança alimentar

Ele explicou que a cadeia de suprimentos e as interrupções logísticas na produção de grãos e oleaginosas da Ucrânia e da Rússia, bem como as restrições às exportações russas, terão repercussões significativas na segurança alimentar.

“Isso é especialmente verdadeiro para cerca de 50 países que dependem da Rússia e da Ucrânia para 30% ou mais de seu suprimento de trigo”, disse Qu. “Muitos deles são países menos desenvolvidos ou países de baixa renda e com déficit alimentar no norte da África, Ásia e Oriente Próximo. Muitos países europeus e da Ásia Central dependem da Rússia para mais de 50% de seu suprimento de fertilizantes, e a escassez pode se estender até o próximo ano.”

Os preços dos alimentos, que já estavam em alta desde o segundo semestre de 2020, atingiram um recorde histórico em fevereiro de 2022, devido à alta demanda, custos de insumos e transporte e interrupções nos portos.

Preços mais altos

Dados da agência da ONU mostram que os preços globais do trigo e da cevada subiram 31% ao longo de 2021. Os preços do óleo de colza e do óleo de girassol subiram mais de 60%. A alta demanda e os preços voláteis do gás natural também aumentaram os custos dos fertilizantes. Assim, o preço da ureia, um importante fertilizante nitrogenado, aumentou mais de três vezes nos últimos 12 meses.

“A intensidade e a duração do conflito permanecem incertas. As prováveis ​​interrupções nas atividades agrícolas desses dois principais exportadores de commodities básicas podem aumentar seriamente a insegurança alimentar globalmente, quando os preços internacionais de alimentos e insumos já estão altos e voláteis”, disse Qu.

 

 

RT


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.