
Paraíba amplia em 48% postos de trabalho na produção de ovos
Uma pesquisa divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa vinculada ao Banco do Nordeste (BNB), apresenta um panorama da produção de ovos no país e no Nordeste, demonstrando que no período de 2018 a 2023, a Paraíba teve um aumento de 48% de vínculos empregatícios relacionados à avicultura de postura, que inclui a produção de ovos para consumo. O estado saiu de 556 empregos ligados à atividade em 2018, para 828, em 2023.
O percentual é maior que a média nacional de 31%, que registra ampliação de 11.108 para 14.610 empregos nos estados com esse tipo de produção.
As informações constam no Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O aumento da quantidade de vínculos empregatícios ativos é explicado pela presença de indústrias de ovos brancos e marrons no estado, além da atuação dos produtores vinculados a cooperativas voltadas à avicultura caipira.
Em ambos os casos, a instituição financeira indica a presença do crédito para estímulo à atividade, com o diferencial do Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB (Prodeter), que desenvolveu um projeto de Avicultura Alternativa no território da Borborema.