PGJ empossa dois promotores de Justiça na 3ª entrância

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, empossou, na manhã desta segunda-feira (31/10), os promotores de Justiça José Leonardo Clementino Pinto e Rafael Lima Linhares, respectivamente, nos cargos de 12º e 18º promotores de Justiça de Campina Grande, de 3ª entrância. A solenidade ocorreu na sede do Ministério Público da Paraíba na Capital.

O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega. Participaram da solenidade o corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos; o ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana; a 1ª subprocuradora-geral, Vasti Cléa Lopes; o 2º subprocurador-geral, José Roseno Neto; os procuradores de Justiça Janete Maria Ismael, Francisco Sagres, Valberto Lira e Francisco Lavor; o coordenador da Assessoria Técnica, promotor Alexandre Cesar Teixeira; e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor Leonardo Quintans.

O procurador-geral ressaltou a importância da promoção para a vida e carreira dos membros do MP, em especial, para a 3ª entrância. Ele informou que, nesses 14 meses de gestão, já foram realizadas 11 promoções para a 3ª entrância, a maioria das quais em consequência ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), lançado no final de 2021. “Fico bastante feliz por poder ter contribuído para essa locomoção na carreira, pelo menos, com essa velocidade”.

Antônio Hortêncio também parabenizou os dois empossados salientando que tudo tem seu momento certo, bem como a capacidade de cada um. “Hoje vocês chegam a Campina, os dois mais uma vez juntos, como estiveram em Pombal. Que venham engrandecer aquele local. Campina Grande está de parabéns porque ganha dois excelentes membros de grande capacidade e competência. Meus sinceros parabéns aos dois. O MP está agradecido pelo trabalho de vocês”.

O promotor José Leonardo Clementino declarou que o momento é de alegria pela estabilização numa entrância superior, depois de uma jornada de duas décadas de serviços prestados ao Ministério Público, de muito aprendizado e evolução. “As movimentações na carreira são importantes porque apresentam novos desafios e experiências, levam ao amadurecimento e ascensão. Pretendo continuar dando meu trabalho para o MP. Tenho uma longa jornada pela frente. Meu muito obrigado. Estou muito contente por ascender na carreira e também com saudade de tudo que passou. Agora é olhar pra frente buscando novas experiências”, relatou.

O promotor Rafael Linhares afirmou que o momento é de gratidão e senso de missão cumprida. Também falou sobre sua emoção com as pessoas presentes na solenidade e sobre como a fé o acompanhou em todos os momentos. “Sempre procurei encarar como uma missão. Esse sempre foi meu propósito, o de servir e servir bem, com honestidade ao lado pessoas que a gente ama. Nesse momento só tenho a agradecer. A vida dá lições e cabe a cada um aprender com elas. Um momento como esse é um sinal. Meu propósito é só agradecer e louvar a Deus e seguir bem nossa missão”.

O corregedor-geral Alvaro Gadelha falou sobre as qualidades dos empossados, destacando a dedicação à instituição, comprometimento e capacidade. “Leonardo é alguém dedicado à instituição, aquele que, quando assume algo, sempre o faz de maneira brilhante. É um promotor que engrandece Campina Grande porque já temos a presunção de que fará um trabalho do tamanho da estatura que tem. Rafael traz aquilo que chamamos de erudição. Por mais que tivéssemos vontade, desejo e ambição de colocá-lo em um determinado pedestal, sentíamos que era muito pouco porque ele sempre merecia muito mais, por sua capacidade, sua inteligência, seu discernimento, seu comprometimento. Temos aqui dois promotores que são completos”. Já o ouvidor Aristóteles Santana realçou a mobilidade que está havendo na carreira do MP e destacou o trabalho dos promotores empossados. “São dois promotores que trabalharam com maestria e que são profundos conhecedores da missão que abraçaram. Campina Grande recebe dois colegas que irão continuar o trabalho, colegas que dão prova de boa vontade e de querer servir à instituição. Campina Grande está parabéns por essas suas promoções que foram muito merecidas”.

O presidente da APMP, Leonardo Quintans, afirmou que participar das cerimônias de posse é sempre revigorante e destacou as trajetórias brilhantes dos empossados. “ São dois colegas com uma imensa folha de serviços prestados, dois colegas de referência, e que demonstram vontade e compromisso de fazer muito mais. Isso mostra que a instituição vai continuar firme e avançando. Fico feliz pelo coroamento merecido do trabalho de vocês. Sucesso. Continuem firmes”, declarou.

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.