Por que tem chovido tanto na Paraíba, no início de 2024?

Por que tem chovido tanto na Paraíba, no início de 2024?

Destaque Paraíba
Joaquim
27 de fevereiro de 2024
64

Tem chovido muito em todas as regiões da Paraíba, nos últimos dias. No Sertão, cidades ficaram com ruas alagadas. Em Diamante, na região, um açude chegou a sangrar. Em João Pessoa, a cidade foi surpreendida recentemente por uma forte ventania e grandes pancadas, apesar do calor forte. Mas, o que estaria por trás desse fenômeno natural?

A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), explicou que as condições meteorológicas são frutos da formação de um tipo de nuvem diferente do habitual.

“As altas temperaturas e o alto teor de umidade presente no ar estão contribuindo para que se formem nuvens do tipo Cumulonimbus, normalmente quando elas se formam são acompanhadas desses eventos mais extremos. Como vento, chuvas intensas, trovões e relâmpagos”, declarou.

Previsão para o trimestre

A AESA elaborou a previsão para o trimestre inicial do ano junto a meteorologistas de todos os estados. O Nordeste ainda está sob influência do “El Niño”, por isso, as chuvas deverão se comportar de forma irregular.

“Chove um dia, passa alguns dias sem chover, chove em um local, e em outro chove menos, nesses 3 meses as chuvas serão totalmente irregulares”, afirmou Marle.

 

João Pedro Gomes – MaisPB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.