Presidente do Peru nega ‘massacre’ denunciado pela CIDH em protestos no país

Presidente do Peru nega ‘massacre’ denunciado pela CIDH em protestos no país

Mundo
Joaquim
4 de maio de 2023
75

A presidente do Peru, Dina Boluarte, negou nesta quarta-feira, 3, que tenham ocorrido “execuções extrajudiciais” e um “massacre” durante os protestos contra o governo que sacudiram o país nos últimos meses, como afirmou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em seu último relatório. “Como em qualquer relatório, há questões com as quais não concordamos, mas respeitamos, especialmente vindo de um órgão do sistema interamericano de direitos humanos como a CIDH.

De fato, rejeitamos a suposta existência de execuções extrajudiciais e a qualificação de massacre, mesmo quando são mencionados de maneira condicional nos eventos que ocorreram durante os protestos”, declarou a presidente, que estava acompanhada de ministros. Em seu relatório, a CIDH afirma que a resposta do Estado aos protestos que aconteceram após o autogolpe fracassado do ex-presidente Pedro Castillo “foi caracterizada pelo uso desproporcional, indiscriminado e letal da força”.

O órgão também denunciou que na cidade andina de Ayacucho houve casos de “execuções extrajudiciais, que teriam resultado em graves violações dos direitos humanos”. Boluarte alegou que as mortes ocorridas durante os protestos estão sendo verificadas pela Justiça e que é “importante” que essas investigações avancem rapidamente para encontrar os responsáveis.

 

Jovem Pan

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.