Presidente Vladimir Putin “Estamos novamente ameaçados por tanques alemães”

Presidente Vladimir Putin “Estamos novamente ameaçados por tanques alemães”

Mundo
Joaquim
3 de fevereiro de 2023
17

Vladimir Putin marcou a celebração dos 80 anos da vitória soviética sobre os nazistas na Batalha de Stalingrado com uma exaltação ao potencial militar russo e advertências ao Ocidente. O chefe do Kremlin aproveitou para comparar a ofensiva nazista durante a Segunda Guerra Mundial à campanha militar na Ucrânia. “É incrível, mas estamos novamente ameaçados por tanques alemães”, afirmou, assinalando que a Rússia vai se valer de todos os meios disponíveis contra qualquer país que venha a intimidá-la.

As comemorações acontecem em um momento de acirrado combate entre forças russas e soldados ucranianos na ex-república soviética, palco há quase um ano de uma ofensiva lançada por Putin, segundo Moscou, para “desmilitarizar” e “desnazificar” o país vizinho. O presidente russo se apresenta há anos como o maior defensor da memória do triunfo soviético contra a Alemanha nazista, feito que é motivo de muito orgulho entre seus compatriotas.

Diante de soldados cobertos de medalhas e oficiais reunidos em Volgogrado (sudoeste), antigamente chamada de Stalingrado, Putin equiparou os tanques Panzers de Adolf Hitler aos veículos blindados Leopard 2, de fabricação alemã, que países ocidentais prometeram fornecer a Kiev.

“Mais uma vez, os sucessores de Hitler querem enfrentar a Rússia em solo ucraniano, usando ‘bandêrovtsis'”, assinalou, referindo-se aos partidários do líder ultranacionalista Stepan Bandera (1909-1959), que colaborou com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de obter a promessa do envio de tanques modernos, a Ucrânia reivindica mísseis de precisão com alcance de mais de 100km para destruir as linhas de abastecimento russas e compensar sua inferioridade numérica em tropas e armas. Até agora, porém, os países ocidentais vêm-se mostrando reticentes, temendo que os disparos cheguem ao território russo.

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.