Pular para o conteúdo
Sonda Juice viaja a Júpiter em busca de condições de vida extraterrestre

Sonda Juice viaja a Júpiter em busca de condições de vida extraterrestre

Com a missão de descobrir condições favoráveis à vida fora da Terra, a sonda espacial europeia Juice foi lançada com sucesso ontem, a bordo de um foguete Ariane 5, rumo a Júpiter e às suas luas geladas. O veículo decolou do Centro Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 12h14 GMT (09h14 de Brasília), 24 horas depois de seu lançamento ter sido adiado devido ao risco de tempestades.

A sonda se separou do foguete de lançamento, conforme planejado, 27 minutos após a decolagem, a uma altitude de cerca de 1,5 mil quilômetros. Assim que a separação foi concluída, as equipes tiveram que esperar que o satélite enviasse seu primeiro sinal, que veio após longos minutos de suspense. Os enormes painéis solares foram, em seguida, acionados. “A missão de Ariane 5 foi um sucesso”, declarou o presidente da Arianespace, Stéphane Israël.

Ao contrário de lançamentos clássicos que têm uma certa margem para decolar, a janela de lançamento da sonda Juice é de apenas de um segundo devido à órbita específica que deve atingir. “É a sonda mais complexa já enviada a Júpiter”, disse o diretor-geral da Agência Espacial Europeia, Josef Aschbacher, na sala de controle Júpiter no Centro Espacial da Guiana. “É uma missão extraordinária que mostra tudo o que a Europa é capaz de fazer”, acrescentou Philippe Baptiste, presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França.

Responsável pela missão, Nicolas Altobelli conta que Juice levará 17 dias para posicionar suas antenas e, em três meses, haverá um diagnóstico final sobre o desempenho nessa etapa do projeto. “Então, estaremos na fase de viagem interplanetária”, explica. A previsão é de que a sonda chegue ao seu destino em 2031, onde buscará condições propícias ao aparecimento de outras formas de vida nas luas do planeta.

Correio Braziliense


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.