Tunísia facilita vistos e saídas de estrangeiros após discurso polêmico de presidente

Tunísia facilita vistos e saídas de estrangeiros após discurso polêmico de presidente

Mundo
Joaquim
7 de março de 2023
16

As autoridades da Tunísia anunciaram no domingo (5) medidas para facilitar os procedimentos de residência para estudantes da África subsaariana e para acelerar a saída voluntária de migrantes irregulares para seus países. O objetivo é aplacar a tensão provocada por declarações consideradas “racistas” do presidente Kais Saied.

Num comunicado no domingo, a presidência rejeitou as acusações de “racismo” em discurso no mês passado, quando Kais Saied denunciou a presença de “hordas” de clandestinos que fazem parte de “uma empresa criminosa” que pretenderia, segundo ele, “mudar a composição demográfica” do país magrebino.

Saied foi acusado por ONGs de ter feito declarações “racistas” e de “fomentar o ódio”. Após o seu discurso, multiplicaram-se as denúncias de agressões a imigrantes subsaarianos, que procuraram em massa suas respectivas embaixadas, para pedir a repatriação.

Entre as medidas anunciadas, estão procedimentos facilitados para obtenção de visto de residência para estudantes vindos da região subsaariana e um número especial para denúncias de violação de direitos.

O ministério das Relações Exteriores propõe ainda a isenção de penalidades para migrantes que desejam retornar voluntariamente ao seu país.

Apesar da tentativa de apaziguamento, associações estudantis relataram novos ataques no fim de semana contra um estudante de Burkina Faso na saída de um supermercado. Dois estudantes congoleses também foram esfaqueados no domingo.

MSN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.