Universidades retomam as aulas no Afeganistão; veto às mulheres persiste

Universidades retomam as aulas no Afeganistão; veto às mulheres persiste

Mundo
Joaquim
6 de março de 2023
77

As universidades do Afeganistão retomaram as aulas nesta segunda-feira (6/3), após o recesso de inverno (hemisfério norte, verão no Brasil), mas apenas os homens retornaram às salas, porque as alunas permanecem vetadas dos centros de ensino superior pelo governo Talibã, que marginaliza as mulheres.

A proibição de frequentar a universidade é uma de várias restrições impostas às mulheres pelo Talibã desde que o movimento fundamentalista retornou ao poder, em agosto de 2021.

A discriminação das mulheres no Afeganistão foi criticada ao redor do planeta, inclusive em países muçulmanos.

“É de partir o coração ver os homens seguindo para a universidade, enquanto nós temos que ficar em casa”, lamentou Rahela, 22 anos, moradora da província central de Ghor.

“Isto é discriminação de gênero contra as mulheres porque o Islã nos permite buscar o ensino superior. Ninguém deve nos impedir de aprender”, acrescentou.

O governo Talibã impôs a proibição depois de acusar as alunas de ignorar o rígido código de vestimenta para as mulheres e a exigência de serem acompanhadas por um parente do sexo masculino na ida e na volta do campus.

Antes do veto, a maioria das universidades já havia adotado entradas e salas de aula segregadas por gênero. E as mulheres só tinham aulas com professoras ou homens idosos.

“É doloroso observar que milhares de garotas estão privadas do acesso à educação”, declarou Mohamad Haseeb Habibzadah, estudante de Ciência da Computação na Universidade de Herat.

Em Cabul, Ejatullah Nejati, estudante de Engenharia”, disse que as mulheres têm o direito fundamental ao ensino. “Mesmo que frequentem as aulas em dias separados, isto não é um problema. Elas têm direito à educação”, afirmou Nejati ao chegar ao campus.

 

Correio Braziliense

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.