“Na praia de Acaú, em Pitimbu. A maré está muito baixa e eles ficaram aqui. Daqui a mais ou menos uma hora volta a subir e eles saem. Coisa mais linda”, contou Ozeane no Instagram.
Ao ClickPB, um especialista em vida marinha que trabalha no Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN) analisou as imagens e explicou o motivo do encalhe do grupo.
De acordo com o especialista, provavelmente os botos foram até o local em busca de alimentação e acabaram errando o tempo da maré.
“São botos-cinza, com nome científico Sotalia Guianensis, uma espécie comum na costa. Apesar do termo ‘boto’ são golfinhos. Eles buscam essas águas mais rasas atrás de tainhas, sardinhas, manjubinhas e carapebas. Certamente eles erraram o tempo da maré. A maré de lua cheia seca muito e ontem (sexta) foi Super Lua”, informou o especialista ao ClickPB.
O ClickPB tentou contato com Ozeane Vanzuita para saber dela se os botos-cinza conseguiram sair do local do encalhe após a maré volta a subir, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.