Pular para o conteúdo
Estudo aponta que alto consumo de álcool aumenta o risco de câncer

Estudo aponta que alto consumo de álcool aumenta o risco de câncer

Brindar à saúde é uma tradição comum. Mas também pode ser contraproducente: o álcool presente em muitos brindes pode, na verdade, prejudicar a saúde. O consumo excessivo de álcool também pode causar problemas que vão muito além da saúde de quem bebe — pode prejudicar relacionamentos importantes.

Álcool e câncer: uma preocupação crescente

Nas últimas décadas, diversos estudos têm associado o consumo de álcool a taxas mais elevadas de câncer, incluindo cânceres que afetam o cérebro e a medula espinhal. Em muitos casos, mesmo o consumo moderado de álcool (definido abaixo) parece aumentar o risco.

O estudo “Risco de câncer com base nos níveis de consumo de álcool: uma revisão sistemática abrangente e meta-análise”, afirma que: O consumo leve de álcool foi significativamente associado a maiores riscos de câncer de esôfago, colorretal e de mama. 

O consumo leve a moderado de álcool foi associado a riscos elevados de câncer de esôfago, colorretal, laringe e de mama. O consumo excessivo de álcool também contribuiu para o risco de câncer de estômago, fígado, pâncreas e próstata, aumentando, assim, o risco de quase todos os tipos de câncer.

Ainda segundo os pesquisadores, diante dessas descobertas, intervenções de saúde pública, como o fortalecimento das diretrizes sobre o consumo de bebidas alcoólicas, são necessárias para mitigar os potenciais danos associados ao consumo de álcool.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.