A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de fevereiro continuará sendo a verde. Com a decisão, os consumidores brasileiros não terão custos adicionais nas faturas de energia elétrica pelo próximo mês.
A manutenção da bandeira sem acréscimos se deve à melhora nas condições climáticas. Segundo a agência reguladora, o volume de chuvas na segunda metade de janeiro superou as expectativas iniciais, favorecendo a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, destacou a Aneel em nota oficial.
Como funciona o sistema de bandeiras?
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador para o consumidor sobre o custo real da geração de energia. Quando as condições são favoráveis (muita chuva e reservatórios cheios), aplica-se a bandeira verde. Quando é preciso acionar usinas térmicas (mais caras e poluentes), a cor muda e a tarifa sobe.
A rotina de reavaliação segue o cronograma do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A definição sobre a bandeira que será aplicada no mês de março está prevista para ser divulgada no dia 27 de fevereiro. Até lá, a recomendação, mesmo sem taxas extras, é manter o uso consciente para evitar desperdícios e garantir a sustentabilidade do sistema interligado nacional.



