O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a prisão domiciliar decretada nesta segunda-feira (04). Assim como Bolsonaro, outros três brasileiros que passaram pelo Executivo também foram presos após a redemocratização. Veja a lista:
Fernando Collor
O ex-presidente foi preso em 26 de abril deste ano no aeroporto de Maceió, em Alagoas. Dias depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prisão domiciliar ao político por questões de saúde, decorrente da idade avançada.
Michel Temer
Michel Temer (MDB) foi preso em março de 2019 pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro após uma delação premiada de José Antunes Sobrinho. No entanto, em maio do mesmo ano, foi concedido um habeas corpus pelo STJ.
Lula
Em abril de 2018, o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro pela operação Lava Jato, sob acusação de ter comprado um triplex no Guarujá com pagamentos vindos de um esquema na Petrobrás. Posteriormente, ele foi condenado em 2019 a 12 anos e 11 meses, e solto depois de um ano em regime fechado.
Lula foi solto em novembro de 2019 após a prisão ter sido considerada inconstitucional pelo STF. O plenário do Supremo anulou oficialmente em 2021 as condenações de Lula.
Antes da redemocratização os seguintes presidente chegaram a ficar presos: Jânio Quadros, Juscelino Kubitschek, Café Filho, Artur Bernardes, Washington Luiz e Hermes da Fonseca.