Pular para o conteúdo
Especialistas alertam para riscos do uso prolongado do celular à coluna e às mãos

Especialistas alertam para riscos do uso prolongado do celular à coluna e às mãos

O uso prolongado de smartphones pode causar dor e irritações nos dedos, principalmente do mindinho, que normalmente é usado para apoiar o aparelho na mão. Na internet, usuários passaram a chamar o dedo de “mindinho de smartphone”.

Especialistas, no entanto, afirmam que não há evidências de qualquer tipo de deformidade nas mãos, por causa do uso excessivo da tecnologia. Entre os ortopedistas, a principal preocupação é com os problemas de coluna, cada vez mais frequentes, diante do aumento de tempo em frente às telas dos telefones.

A doença é conhecida como Síndrome do Pescoço de Texto, que provoca uma sobrecarga na musculatura e nas articulações vertebrais, podendo ocasionar dores na nuca com irradiação para os ombros, ou para o dorso, e cefaleia na região posterior da cabeça.

Além dos smartphones, a doença também está relacionada com o uso de computadores, notebooks, laptops e tablets.

O chefe do Centro de Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Ricardo Meirelles explica os danos causados pela má postura ao mexer no celular.

Segundo os ortopedistas, ao ler uma mensagem no celular, por exemplo, inclinando o pescoço para baixo e para frente, pode aumentar em até cinco vezes o peso que a cabeça exerce sobre a coluna.

O ortopedista do Centro de Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Gustavo Azevedo, explica quais são as posturas ideias principalmente para quem trabalha com smartphone.

Ainda de acordo com especialistas, caso não seja tratada, a síndrome pode ocasionar problemas em outras partes do corpo, podendo impactar na qualidade de vida dos pacientes, com o desenvolvimento de dores crônicas, limitação de movimentos e dificuldade de realizar atividades diárias.


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.