Ricardo Coutinho seguirá Cartaxo em neutralidade para o 2º turno em João Pessoa
ParaíbaComo previsto pelo jornalista Clilson Júnior, durante opinião veiculada no programa Arapuan Verdade, na última quinta-feira (10), Ricardo Coutinho, anunciou na tarde deste domingo (13), a imparcialidade em torno do apoio aos candidatos que disputam a Prefeitura de João Pessoa.
O ex-governador não seguirá o Partido dos Trabalhadores que orientou apoio a Cícero Lucena contra o candidato bolsonarista Marcelo Queiroga.
Coutinho chega a dizer que Cícero também é bolsonarista e que seria um voto inútil de sua parte optar pelo atual prefeito que tenta reeleição.
“Não posso rebaixar meus sonhos, que são possíveis, trocando-os pela inutilidade de um voto em alguém que é um bolsonarista convicto e que adicionou a essa condição uma relação perigosa e nefasta com as Facções criminosas que controlam as periferias da nossa Capital sob o olhar complacente e conivente do aliado de Cícero, João Azevedo, que também se serviu dessa estrutura criminosa em 2022”, disse em trecho da nota.
O pleito ocorrerá dia 27 de outubro.
Confira a nota publicada pelo petista em suas redes sociais.
“Essa turma é criativa, demais. Estão apelidando os bolsonaristas de “Força Democrática Conservadora”. Eu, hein, longe de mim. Vou seguir a voz da minha consciência e a razão de que uma outra política é possível e necessária. Não posso rebaixar meus sonhos, que são possíveis, trocando-os pela inutilidade de um voto em alguém que é um bolsonarista convicto e que adicionou a essa condição uma relação perigosa e nefasta com as Facções criminosas que controlam as periferias da nossa Capital sob o olhar complacente e conivente do aliado de Cícero, João Azevedo, que também se serviu dessa estrutura criminosa em 2022. Não preciso de muitas palavras para dizer que não consigo me encaixar em nenhuma dessas duas candidaturas e que não existem diferenças de conteúdo e nem o voto em algum dos dois estaria reduzindo o poder da extrema-direita no Brasil, hoje e em 2026. Declaro minha Objeção de Consciência em votar em Cícero ou Queiroga. Luto por algo totalmente oposto ao que esses dois representam”.
Com a posição Coutinho contraria a resolução da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores que, na terça-feira (8), determinou engajamento de todos os filiados nas campanhas contra a extrema-direita.
Em João Pessoa o prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, enfrenta o ex-ministro e candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga (PL). Seguindo a Nacional, o PT da capital confirmou apoio a Cícero.
Cartaxo teve como vice a esposa de Ricardo Coutinho, Amanda Rodrigues. Ele conseguiu sair candidato a prefeito de João Pessoa por decisão da Executiva Nacional, uma vez que no cenário estadual, a preferência de candidatura era pela deputada estadual Cida Ramos.
O parlamentar terminou em quarto lugar, com 11,77% dos votos, atrás de Ruy Carneiro (Podemos), com 16,71%, Marcelo Queiroga, com 21,77%, e Cícero, com 49,16%.