Pular para o conteúdo
Rotas turísticas são estratégicas para desenvolvimento regional, afirma gestora do Sebrae

Rotas turísticas são estratégicas para desenvolvimento regional, afirma gestora do Sebrae

Uma das estratégias usadas para gerar negócios de turismo em uma determinada região é por meio da criação de rotas turísticas. Além disso, este é o caminho mais estratégico para o desenvolvimento regional, a partir das características comuns que integram e unem os municípios. Neste sentido, o Sebrae Paraíba, com as suas onze agências regionais, auxilia municípios de todo o estado a montar e implantar rotas turísticas por meio da capacitação e consultoria.

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, montar uma rota turística é conhecer a realidade do território e identificar qual é o público interessado em vivenciar as experiências daquele destino turístico, ou seja, colocar o turista certo no lugar certo. “São várias as modalidades de turismo que podem atender a demanda de vários clientes: turismo rural, turismo de aventura, gastronômico, cultural, religioso, sol e mar, ecoturismo, dentre outros. A rota vem suprir a demanda do turista com a diversidade de atrativos, vegetação, paisagens únicas e boas experiências que enriquecem a sua viagem”, explicou.

A gestora afirmou que contratar uma consultoria especializada contribui para que os atores do território comecem a enxergar o que pode ser singular, inusitado e criativo, unindo a cultura, as crenças e os valores da comunidade. “Uma rota turística se caracteriza e se destaca pelos seus atrativos e a sua capacidade de gerar negócios do turismo. Estas rotas podem se destacar por permitir o acesso ao patrimônio natural, cultural ou histórico de importância, atendendo a uma das modalidades do turismo”, exemplificou.

Em 2021, o Sebrae qualificou na região turística Vale dos Sertões as rotas de ciclismo e gastronomia, que já integram nove municípios e têm motivado as ciclo viagens de turistas que buscam os esportes de aventura, e os turistas cuja motivação maior de sua viagem é conhecer as comidas e bebidas do lugar que visitam. Ao todo, a Paraíba conta com doze regiões turísticas e em todas já têm uma ou mais rotas turísticas.

“O Sebrae tem atuado com eficácia e excelentes profissionais para a interiorização do turismo. Muitos prefeitos têm firmado a parceria com o Projeto de Turismo Criativo e Colaborativo da instituição, avançando na consultoria e na capacitação para novos negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda, local e regional. Havendo interesse do gestor público municipal, a instituição apresenta proposta de prestação de serviços para o desenvolvimento do turismo”, salientou Regina Amorim.

 

Portal Paraíba


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.