Vídeo! Em Santana dos Garrotes técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar debatem propostas para o setor agrícola

Vídeo! Em Santana dos Garrotes técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar debatem propostas para o setor agrícola

Destaque Vale
Joaquim
25 de abril de 2024
68

Equipes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Superintendência do estado da Paraíba, composta pelo Superintendente Legal Lacerda e o Prof. Albério Lopes e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do  Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), estado da Paraíba, através da Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, sob a coordenadoria dos Srs. Alessandro de Oliveira e Abraão Clementino, realizaram, de 23 a 26 de abril, encontros de formação continuada sobre os procedimentos de análise e verificação de perdas do Garantia Safra (GS) para prefeitos, secretários, técnicos da EMPAER e dos municípios, representantes dos CMDRS, produtores(as) familiares, outros, que atuam diretamente no Programa/Fundo em referência nos territórios rurais paraibanos do Médio Sertão, Vale do Piancó, Serra do Teixeira e Cariri, representados pelos municípios, sedes dos encontros, de Teixeira, Santana dos Garrotes, Manaíra e Monteiro, respectivamente.

Ressalta-se que o GS constitui-se em política pública do Governo Federal de grande relevância à agricultura familiar (AF), tendo em vista que, dentre os seus vários objetivos, possibilita, mediante a perda da safra atual, seja por razão do fenômeno da estiagem ou por excesso hídrico, a garantia de ressarcimentos financeiros para a aquisição de insumos básicos, como a semente, por exemplo, para a safra seguinte, viabilizando à ocorrência do plantio ininterrupto em várias unidades familiares caracterizadas pela baixa aquisição de renda e pelas condições de vulnerabilidade sociais.

Para além das restrições climáticas, este fundo, de caráter solidário e adesão voluntária, embora seja relevante ao público ora mencionado, apresenta requisitos de enquadramento, ou perfil, social, de renda e patrimonial aos quais as famílias campesinas são submetidas para acessarem o benefício de financiamento da safra, que, atualmente, é de R$ 1.200,00 (Um mil e duzentos reais) pago em parcela única.

Com isso, pode-se sintetizar que o Garantia Safra é um benefício condicionado à adesão, perfil sócio econômico e, não obstante, à perda da safra em um percentual igual ou superior a 50% da lavoura de milho, feijão, arroz, mandioca, e/ou algodão por parte da família agricultora.

No Vale do Piancó, as equipes estiveram na cidade de Santana dos Garrotes, nesta quarta-feira(24), debatendo o assunto com agricultores, agentes públicos, além de representantes do setor agrícola. A representante da prefeitura Paloma Kenedd, classificou o evento como positivo, ressaltando a importância da reunião para os participantes, principalmente para o produtor rural. Legal Lacerda, se mostrou satisfeito com os participantes, agradeceu o apoio da prefeitura e ressaltou que o governo Lula sempre apoiou o setor agrícola com políticas públicas voltadas para atender o setor.

“Estamos aqui trazendo o que mais o produtor precisa o incentivo e a ajuda necessária para que o homem do campo possa produzir com qualidade e encontrar o seu sustento”. Finalizou Legal.

 

 

Vale News PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.