Após terremoto na Turquia, refugiados sírios retornam para país de origem

Após terremoto na Turquia, refugiados sírios retornam para país de origem

Mundo
Joaquim
19 de fevereiro de 2023
67

Depois de buscar refúgio na Turquia para escapar da violência da guerra civil que já dura quase 12 anos, muitas famílias sírias viram novamente suas vidas destruídas pelo terremoto devastador que deixou mais de 41 mil mortos entre os dois países. Segundo estimativas das Nações Unidas, aproximadamente 4 milhões de sírios atravessaram a fronteira e se estabeleceram na nação vizinha. Apenas as 11 províncias turcas afetadas pela catástrofe de 6 de fevereiro abrigam 1,74 milhão de migrantes.

Esta semana, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan permitiu que os sírios sob sua proteção — portadores de documentos de identidade emitidos nas áreas da tragédia — deixassem o país por um período de três a seis meses. Segundo Omar Kadkoy, especialista em Síria e residente na Turquia, a mudança na regulamentação permite que os refugiados saiam sem obter uma autorização de viagem.

Apesar da grande instabilidade no país de origem, centenas de famílias, sem um destino alternativo, optaram por fazer o caminho de volta. “Há problemas na Síria há 12 anos. Mas, agora, a maior catástrofe está na Turquia”, disse Abbas Albakur, enquanto aguardava autorização para atravessar a fronteira no posto de Cilvezözu.

Acompanhado dos filhos, e com grande quantidade de bagagem, Albakur, de 48 anos, seguiu para a província síria de Idlib. Nos últimos anos, a família havia se estabelecido na província de Kahramanmaras, perto do epicentro do terremoto, na Turquia. A casa em que morava foi totalmente destruída. “Em um minuto, tudo desabou.”

 

Correio Braziliense

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.