Kiev, capital da Ucrânia, volta a ser alvo de ataques da Rússia

Brasil Destaque
Joaquim
10 de outubro de 2022
48

Kiev, capital da Ucrânia, voltou a ser alvo de ataques da Rússia nesta segunda-feira (10). O governo confirmou que várias explosões deixaram mortos e feridos.

Um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia informou que oito pessoas morreram no ataque ao distrito central de Shevchenkivskyi. Outras 24 pessoas ficaram feridas. A polícia, porém, relatou números diferentes: cinco mortos e 12 feridos.

Imagens mostram ruas atingidas, carros pegando fogo, civis mortos e muita fumaça na cidade ucraniana.

Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, disse no Telegram que as explosões ocorreram do “coração da cidade” e os alvos eram a infraestrutura da cidade. Ele pediu aos moradores para ficar em abrigos e evitar a região central da capital.

De acordo com o governo da Ucrânia, a Rússia disparou ao menos 75 mísseis contra o país nesta segunda-feira.

Segundo o governo, os ucranianos já estavam se preparando para a possibilidade de retaliação de Vladimir Putin, após uma explosão destruir a ponte que ligava a Rússia à Crimeia, no sábado (8), cortando rota importante de suprimentos dos russos. Sirenes alertaram ataques aéreos em todo o país.

Civis lotaram a estação de metrô Vystavkovyi Tsentr, no centro de Kiev. Um forte cheiro de gás se espalhou.

Esse é o primeiro ataque a capital ucraniana após meses de confrontos.

Kiev sofreu intensos bombardeios no início da guerra, mas viveu relativa calmaria por meses, até os ataques desta segunda-feira. A Rússia abandonou um avanço em Kiev por causa da forte resistência ucraniana impulsionada pelo recebimento armas ocidentais.

Desde então, Moscou e seus representantes se concentraram no sul do país e na região do Donbass, um território oriental composto por Luhansk e Donetsk.

Kiev — Foto: TV Globo

A agência de notícias ucraniana Uniam também informou que vários mísseis atingiram Dnipro, um importante centro industrial na região da capital do país. A agência ainda informou ataques a Zhytomyr, Ternopil, Khmelnytskyi e Lviv.

No domingo (9), um ataque com mísseis russos na cidade de Zaporíjia atingiu um prédio de apartamentos e várias casas particulares, matando pelo menos 13 pessoas e ferindo 60, disseram autoridades ucranianas.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.